A cultura Ayurveda é considerada
eterna e sua longa tradição tem profunda ligação com a cultura indiana. Este modo
de vida é caracterizado como sendo uma corrente de conhecimento que é passada
de geração em geração e, segundo a cultura indiana, originou-se diretamente do
próprio criador, antes mesmo da criação do próprio universo.
No mundo atual, o sucesso desta
cultura deve-se a sua historia de quase cinco mil anos de tradição, que rompe
as barreiras impostas pelo tempo e fronteiras culturais, e a evolução quanto ao
conceito de ciência, bem como sua inserção no meio acadêmico.
O termo ayurveda é composto por
dois radicais: Ayus e veda. O primeiro significa vida e o
segundo, veda, pode ser traduzido
como ciência ou conhecimento. Resumi-se, assim, como ciência da vida ou ciência
da longevidade. Pois, nesta cultura, a vida deve ser definida como a conjugação
de corpo, sentidos, mente e espírito.
Portanto, a Ayurveda diz que uma
pessoa sadia é aquela que apresenta equilíbrio dos princípios vitais (doshas).
Sendo assim, ela propõe três objetivos principais: preservar a saúde das pessoas saudáveis, prevenir as doenças, promover
e lapidar a saúde das pessoas saudáveis e contribuir para a cura dos enfermos.
Para a filosofia védica, o
universo é composto por cinco grandes elementos básicos que se interrelacionam
com os doshas. E estes elementos são muito importantes pois estão presentes na
formação dos climas e estações, além de entrarem na composição de medicamentos
e alimentos. Na fisiologia humana, manifestam-se na forma de três princípios
governantes (doshas). Classificados em vata, Pitta e kapha.
Os doshas, quando estão em equilíbrio
ou normalidade, mantêm todo o equilíbrio da fisiologia. Porém, quando estão em desordem,
destroem a saúde e o corpo.
Como os três doshas se formam
pela combinação dos cinco elementos, a junção de ar e éter forma o dosha vata. Os
elementos fogo e água formam o dosha Pitta. E, por fim, os elementos água e
terra unem-se para formar o dosha kapha.
Dessa forma, a individualidade
comportamental e física humana pode ser entendida quando verifica-se as características
dos componente de cada doshas.
O dosha vata apresenta em si as características
de ar e éter. Podendo ser caracterizado pela sua maciez, leveza, frieza,
sutileza, secura, delicadeza, volatilidade e instabilidade. Sua fisiologia é
responsável pelos processos de circulação, movimento e percepção de sensações.
Já o dosha pitta é determinado
pelo calor, sutileza, secura, ardência, agudeza, penetração profunda, uma vez
que tem qualidades de fogo e água. Sua fisiologia é responsável pelos processos
de transforção e metabolismo do corpo. Este comando inclui tanto a formação de
nutrientes quanto a produção dos restos e dejetos. A manutenção das enzimas do
corpo.
O último dosha, kapha, exibe as
qualidades físicas dos elementos água e terra. Sendo: oleosidade, letargia, dureza,
estabilidade, densidade e grossura. Sua fisiologia é responsável pela estrutura
física e coesão das diversas substâncias do corpo, por meio de um sistema de
tecidos orgânicos, materiais de excreção e secreções fisiológicas.
De forma geral, os três doshas
precisam estar em equilíbrio. E, para tal, o meio ambiente e a forma com que o
individuo está inserido neste meio, precisam estar de acordo com suas características
originais. A alimentação inadequada desequilibra os doshas, podendo causar um a
série de doienças futuras. Em contrapartida, dietas bem orientadas de acordo
com a constituição e com a situação dos doshas no momento atual são capazes de
promover o equilíbrio do sistema tridosha e reconduzir o organismo ao estado de
saúde. A alimentação ayurvédica inclui não somente os tipos de alimentos que
devem ser consumidos, mas também as regras e procedimentos corretos no ato de
alimentar-se e as combinações alimentares adequadas e inadequadas para cada
pessoa.
Nathália Mancini CRN/1 – 7310
Rebecca Boubli CRN/1 – 7311
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