quinta-feira, 26 de abril de 2012

PORQUE O CHOCOLATE VICIA?


         O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da américa. O produto era consumido pelos nativos na forma duma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente.
            O chocolate é um dos alimentos mais consumidos. Tal fato tem uma explicação, uma vez que nele há cinco substâncias responsáveis pela dependência química desse alimento. 
            O açúcar e as gorduras são acrescentados para proporcionar textura e sabor. Essas substâncias tem a capacidade de controlar o equilibrio do hormônio serotonina. Sabe-se que baixos níveis desse hormônio levam à compulsão alimentar por alimento ricos em carboidratos.  Alem disso, os níveis adequados de serotonina no corpo levam à sensação de prazer.
            Há presente, também, duas substâncias do  grupo  das metilxantinas, sendo elas a cafeína e a  teobromina. Essas são responsáveis pela estimulação do sistema nervoso, levando o indivíduo a uma sensação de agitação.  A interação dessas duas substâncias com a n-aciletanolamina pode leva a maior sensação de prazer.
            A N-aciletanolamina tem o efeito similar ao efeito de algumas substâncias presentes em drogas canabinóides, proporcionando a sensação de euforia.
            Uma outra substância presente é o magnésio. Esse mineral está intimamente ligado com os níveis adequados de dopamina (neurotransmissor relacionado com a satisfação). Em 100g de chocolate, contém 100mg de magnésio.
            Diante dos fatores apresentados, sabe-se que seu consumo deve ser moderado. Sugere-se o consumo daqueles com maior porcentagem de cacau em sua composição, pelo seu poder antioxidante e menor quantidade de açúcar.

Nathália Mancini CRN/1 7310
Rebecca Boubli CRN/1 - 7311

Nenhum comentário:

Postar um comentário